ANTEPASTO DE BERINJELA

antespasto_berinjela

Ai esta, conforme conversamos ontem o antepasto de berinjela…. Treco bão e fácil de fazer… fica show de bola!

INGREDIENTES
Na verdade mesmo, é tudo meio a zoio, mas vamos tentar colocar os ingredientes aqui! 

4 berinjelas grandes fatiadas
Vinagre e Azeite (já falo disso, pois não coloquei quantidade)
10 azeitonas verdes picadas
Cheiro verde a gosto
3 dentes de alho, pode usar aqueles torrados
1 cebola picada
300 gr de uva passa
Sal a gosto

Nessa receita eu não usei o pimentão, mas pode ser usado também, apesar que nesse antepasto eu prefiro só as berinjelas mesmo.

Misture todos os ingredientes e coloque em uma assadeira com o papel alumínio por mais ou menos 30 min, depois deixe destampado, misture e deixe por mais uns 5 min. Sobre o azeite e vinagre é importante deixar tudo bem molhado, por isso que aqui tem que ir nos zoio mesmo, mas vai sem dó. Confira sempre o sal.

Anúncios

COALHAPINO OU PEPILHADA?

pepino

Quer algo refrescante neste calor? Com a certeza de não coalhar seu prato ou ter pepino prá fazer ?

Fácil, junte coalhada e pepino e com 5 minutos você já tem uma entradinha legal para este verão.

Isto mesmo, um potinho de coalhada pronta, algumas folhas de hortelã e um pouquinho de sal;

Bata a coalhada e folhas de hortelã em processador. (Você vai ver que aquela coalhada durinha amolece na hora….) e fica com “bom hálito”.

Molho tá pronto.

Corte pepino japonês com casca e tudo com ângulo de 45 graus (se vocês mulheres não sabem o que é 45 graus de ângulo, perguntem a algum homem por perto).

Decorou, serviu tudo gelado e refrescou seu dia.

PREPARANDO O MOLHO E A MASSA

nhoque_blog

Geralmente massa não tem erro né? Afinal, quase todo mundo curti uma massa com um bom molho vermelho. Bora lá então fazer um molho caseiro de tomate, que fica muito melhor que os prontos, e uma boa massa?

OBS: Se quiser mais molho é só multiplicar a quantidade… e tem outra, macho não fica seguindo muito as quantidades né? Isso serve só pra gente ter uma ideia

Molho

1 kg de tomate (preferência pelo italiano) sem semente e pele

3 colheres (sopa) de azeite

1/2 cebola pequena picada

1 dentes de alho amassados

1 pitada de cominho

Folhas de manjericão ou louro (é com você)

Sal à gosto

Como faço?

Pegue os tomates e coloque em uma panela e deixa ficar mole, depois passe pelo processador. Coloque no fogo o azeite e refogue a cebola e o alho, depois junte com o tomate e cominho e deixe cozinhar por mais ou menos uns 20min. Confira o sal e coloque as folhas de louro ou manjericão.

OBS 1: Se você quiser dar uma melhorada nesse molho, é só comprar patinho moído e acrescentar ai…

OBS 2: E também pode colocar outros temperos que você curte, afinal, na cozinha vale testar de tudo!

Tem mais…

Existem várias formas de tirar a pele do tomate, mas a mais indicada é cortar o tomate com um X e colocar na água quente, depois tire e coloque em uma bacia com água gelada, pois o jogue térmico vai fazer sair a pele do tomate.

Massa do nhoque

Tem muita massa boa de nhoque pronta por ai, e além disso, tem muita massa caseira boa também… mas bora lá fazer você mesmo. Você pode fazer de duas formas, ou seja, com batata ou sem… vamos lá!

1 kg ou ½ kg de batata

1 ovo

2 xic (chá) queijo parmesão ralado

1 xic (chá) de farinha de trigo

2 colheres (sopa) de manteiga

1 xic (chá) de amigo de milho

Noz-moscada a gosto

Amasse as batatas com o sal e misture todos os ingredientes, vai colocando a farinha e vai mexendo até ficar homogênea, relaxa e deixa o bicho lá descansando por mais ou menos 10min. Agora vem a parte de cortar… Coloque a farinha em uma bancada com farinha de trigo e enrole a massa, tipo uma corda e ai comece a cortar os pedaços do nhoque. Jogue esses pedaços em uma assadeira com farinha e cozinhe na sequencia. Só jogar o molho e comer!!!

Se você quiser fazer sem a batata é só usar mais ou menos 1 colher (sopa) de manteiga, 1 ovo, 400 gr de farinha de trigo, 400ml de leite e sal a gosto. Faça o mesmo procedimento acima até o cozimento.