Casquinha de camarão (12 porções)

CASQUINHA_

OLHA SÓ O QUE O NOSSO AMIGO RUBENS ALARCON MANDOU DIRETO DO CANADA! PRIMEIRO QUE JÁ ESTAMOS SENTINDO UMA CERTA INVEJA DELE, AFINAL, LÁ ESTA FRIO E AQUI ESSE CALORÃO… E DEPOIS QUE O CARA MANDOU MUITO BEM NA COZINHA, SHOW DE BOLA ESSE PRATO! 

SEGUE:

Quando minha mulher me disse de manhã que queria tirar uma casquinha fiquei todo animado e falei que era uma ótima ideia. Ela cumpriu a promessa, foi direto para a gaveta da cozinha e me entregou não uma, mas 12 casquinhas, dizendo que ia adorar se eu fizesse “aquelas” casquinhas de siri que ela tanto gosta.

Procurei por todos os lugares, mas o siri não deu as caras. Sobrou para o camarão, que estava escondidinho no canto do congelador…

Ingredientes:
½ cebola grande
4 dentes de alho
4 ramos de cebolinha
4 ramos de coentro fresco
Pique tudo muito bem e deixe de lado.

½ quilo de camarão miúdo “sem casca”
200 a 300 gramas de camarões médios limpos (com casca só no rabo)
Farinha de mandioca
Leite de coco
Queijo parmesão

Modo de preparo:

Em uma frigideira ou panela de tamanho médio, refogue a cebola em azeite de oliva. Quando estiver dourada, junte os 4 dentes de alho. Mexa por 1 minuto. Junte a cebolinha e o coentro. Refogue por mais 1 minuto. Junte o camarão, mexendo constantemente. Coloque sal a gosto. Se quiser dar um sabor mais “ousado”, junte na mistura 1 ou 2 colheres de sopa de manteiga sem sal e pimenta a gosto. Adicione 5 colheres de sopa de leite de coco, mexendo bem. Os camarões cozinham com muita rapidez, portanto não devem ficar no fogo por muito tempo. Comece a colocar a farinha (em flocos ou moída) até chegar a um ponto pastoso, parecido com um pirão. Retire a mistura do fogo.

Distribua a mistura nas casquinhas, salpique-as com queijo parmesão ralado e coloque-as de lado.

Separe uma quantidade de camarões médios igual ao número de casquinhas. Esprema meio limão sobre os camarões e cubra-os com duas colheres de sopa de leite de coco. Misture bem. Não é preciso adicionar sal. Aqueça na mesma frigideira usada antes um pouco de azeite de oliva e doure os camarões somente o suficiente para ficarem como eu fico quando vou à praia: vermelho por fora, mas não muito cozido por dentro.

Coloque um camarão sobre cada casquinha e leve-as ao forno a 180 oC por 10 a 15 minutos. Se quiser enfeitá-las, coloque um pouco de salsinha picada sobre cada casquinha depois de assadas.

Tire quantas casquinhas quiser (do forno) e abra uma gelada para acompanhar.

Bom apetite!

camarao_3

camarao_2

camarao_1

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s