CONCHIGLIONI DE SIRI AO MOLHO SUGO

siri

 

Pessoal, essa receita é para fechar com chave de ouro nosso final de semana no litoral. A Josiani Andreatta nos ofereceu esta deliciosa receita “italocaiçara” para nosso jantar de domingo. Olhem que maravilha!
#ingredientes:
– 500g de conchiglioni grano duro;

Para o recheio
– 1 kg de carne de siri;
– 2 cebolas pequenas (uma delas fatiada finamente) e outra batida no processador com 6 dentes de alho e lascas de gengibre;
– 3 batatas raladas cruas, para dar liga;
– 1 colher de sopa de pimentão amarelo fatiado finamente
– pimenta do reino, curry, sal e tomilho fresco a gosto

Para o molho sugo:
– 4 latas de tomates pelados mais três tomates frescos sem casca;
– 3 cebolas pequenas em fatias bem finas;
– 6 dentes de alho triturados no processador;
– 1 ramo de manjericão para cozinhar com o molho;
– sal, açúcar, bicarbonato de sódio (um cabo de colher chá) e páprica picante a gosto.

#boralá: coloque a carne de siri para descongelar em uma peneira com uma vasilha por baixo para recolher o caldo. Refogue a cebola fatiada em fogo baixo no azeite e logo após acrescente o alho batido com o gengibre e a cebola. Em seguida, coloque a carne de siri e aumente o fogo para cozinhar rapidamente, uma vez que a carne solta muita água. Depois, adicione as batatas raladas. Mexa constantemente e acrescente a água do descongelamento do siri. Caso esta água não seja suficiente para o cozimento, acrescente pequenas quantidades de água morna a fim de não secar a massa antes de cozinhar a carne. O ponto de cozimento é quando a massa começa a soltar do fundo da panela. Então desligue o fogo, acrescente o tomilho fresco, misture bem e deixe resfriando para montar os conchiglionis.

Enquanto o recheio esfria, faça o molho sugo. Refogue no azeite as fatias de cebola com os alhos triturados. Então, acrescente os tomates com o ramo de manjericão e os temperos. Deixe refogando em fogo baixo por aproximadamente 20min e retire o manjericão.

Com o molho pronto, recheie os conchiglionis com a carne de siri e acomode-os em uma forma com a “boca” das “conchinhas” para cima. Então, coloque com o molho sugo, cubra a forma com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido a 240C por aproximadamente 45min.

É isso ai pessoal, abra um bom vinho, fatie pão italiano, rale queijo parmesão na hora, prepare uma salada de escarola temperada com sal, limão e alho (frito no azeite) e reúna a família para celebrar a Vida!

Abraços a todos,
Turma do Cozinha pra Machos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s