FILETES DE SARDINHA – VINDA DE PORTUGAL! ;)

Olha que receita show de bola que recebemos da Andreia de Almeida (perfil face), e sabe da onde? Diretamente de Portugal, mostrando para nós Brasileiros como se faz um delicioso Filetes de Sardinha. A internet possibilita ligar pessoas das mais diferenças raças, credo, cor, sexo e por ai vai, sendo sempre democrática! E a cozinha segue o mesmo principio, unindo essas pessoas diferentes, mas com um objetivo em comum, estar próximo, junto, conversando e se divertindo! Bora lá para a receita dela!

Andreia_Almeida

Filetes de sardinha com salada de Pimentos: Como prometido vou enviar algumas receitas portuguesas, envio a primeira, assim como uma foto de como correu o resultado cá em casa. Esta receita é do Sul do país, por isso nem muitos portugueses a conhecem, mais um motivo para publicá-la;) Nesta época em Portugal come-se muita sardinha principalmente no Sul do País. Na região de Lagos costuma haver o festival da sardinha onde poderão ver este prato. A receita retirei do site do Pingo Doce. Espero que gostem.

Ingredientes
8 (320g) filetes de sardinha
1 c. de chá sal marinho
1 c. de café alho moído
1 c. de sopa sumo limão
4 c. de sopa pão ralado
1 c. de sopa + 1 c. de chá orégãos secos
1 c. de sopa salsa picada
50g farinha sem fermento
1 ovo
q.b. azeite para fritar
4 fatias (70g cada) pão alentejano
2 (200g) tomates
1 (180g) pimento vermelho
1 embalagem salada ibérica
1 (50g) pepino
2 c. de sopa azeite
2 c. de sopa vinagre
1 c. de sopa coentros frescos

Preparação:
Tempere os filetes de sardinha com sal, alho moído e um pouco de sumo de limão. Misture o pão ralado com a salsa e uma colher de sopa de orégãos num prato fundo.
Noutro prato, deite um pouco de farinha. Parta o ovo para outro prato fundo e bata-o com um garfo. Passe os filetes de sardinha, primeiro por farinha, depois pelo ovo batido e por fim pela mistura de pão ralado.
Aqueça o azeite (a quantidade suficiente para cobrir os filetes) numa frigideira funda e frite aí os filetes de sardinha até estarem dourados. Escorra sobre papel absorvente. Sirva-os quentes ou frios.
Finalização
Acompanhe com fatias finas de pão alentejano torradas e a salada de alface, tomate, pepino e pimentos em tiras temperada com azeite, vinagre e aromatizada com 1 colher de chá de orégãos e 1 colher de sopa de coentros frescos picados.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s