COZINHA….LOCAL DE ENCONTRO

fogão_lenha

Cozinhar é bom; para quem gosta! Afinal, tem muita gente que não gosta, acha uma atividade chata, principalmente aquela cozinha dia-a-dia. Geralmente, os homens que gostam de cozinhar exercem essa atividade aos finais de semana, algo diferente da maioria das mulheres que acabam efetuando essa tarefa por necessidade, quase que diariamente.

Lógico, que com tantas mudanças culturais e sociais, em muitos casos esse papel já foi alterado em nossa sociedade. Hoje, o hábito de se alimentar fora ou com lanches rápidos em casa tornou-se cada vez mais comum. Mas isso não vem ao caso agora, pois aqui meu amigo, tenho apenas a “pretensão” de relembrar com vocês que a cozinha sempre foi um dos locais mais importantes da casa, afinal, quase todo mundo, assim como eu, deve ter boas lembranças, certo?

Eu, por exemplo,lembro da minha avó, que fazia um maravilhoso arroz com feijão e um bolo de fubá muito é “dos bão”. E aquele cheiro de café que o meu avô passava logo cedo? Ô coisa boa essas lembranças! Lembro também, que ainda pequeno, muitos assuntos da família eram discutidos na mesa do almoço ou do jantar, inclusive as fofocas familiares rsrs… Assim como o assunto escola, provas, entre outras atividades infantis eram ali discutidas. Além disso, curtia muito quando os meus amigos iam para a minha casa no final das baladas, pois minha mãe, lá pelas 5h da manhã, fritava batata frita pra gente. Bom isso, heim? Inclusive, até hoje, não comi batata frita como a que a minha mãe fazia. Na casa dos amigos não era diferente. Quantas e quantas vezes fui a churrascos que os pais de alguns preparavam, em que o pai era o responsável pela carne e a mãe acabava fazendo a farofa e o arroz.

Neste blog, por exemplo, brincamos com a palavra “Machos na Cozinha”, mas, na verdade, pouco importa quem está cozinhando: se é homem, mulher, jovem, idoso, ou quem sabe, até uma criança preparando uma simples gelatina. O que realmente importa é que a cozinha sempre foi um local de encontro, de discutir assuntos sérios, às vezes até tristes, mas também o local de dar boas risadas e guardar boas lembranças. Lembranças e memórias como quando descobri que a minha avó tinha câncer na hora do almoço, comunicado com toda a delicadeza por ela, ou quando minha mãe brigava para eu comer de boca fechada. O primeiro almoço na casa da primeira namorada, ou do jantar preparado para pedir a esposa em casamento; fazer guerra de feijão com a mulekada; comer cachorro quente dos bons com guaraná… Ainda recordo de chegar morrendo de fome da escola e aquele “rango” simples, sem grandes mistérios: um arroz, feijão, o bom e velho bife e um tomate (eita coisa boa, quer coisa melhor que isso? )

Hoje, eu, um dos autores do blog (porque na teoria somos quatro caras, mas na verdade, somos muito mais do que isso, através de gente bacana que participa aqui), ainda tenho o prazer de fazer coisas boas com os meus “mulekes” após as brincadeiras. Enfim, cozinhar com eles é relembrar tudo isso; esse prazer, essa vida que gira em torno da cozinha.

E, olha meu amigo, pouco importa se você é um bom cozinheiro ou não, se sabe fazer pratos elaborados ou apenas fritar um ovo. O bom mesmo é estar rodeado de amigos, da família, em torno de uma mesa, vivendo, conversando, rindo e discutindo questões importantes sobre o presente, o futuro…e até mesmo sobre como podemos contribuir para que tantos outros possam ter esta oportunidade de ter uma mesa cheia, recheada de histórias…E de verdade, torço para que muitas pessoas e muitos “machos” (rs) tenham esta possibilidade e o prazer em ter a cozinha como um dos cantos mais interessantes da casa…

…. e mesmo que no futuro a gente já não queira mais cozinhar, que a cozinha continue sendo o lugar pra gente conversar!!!! ….

conversando

Abraços!

A. Aquino

Deixe um comentário

